BILHETE ÚNICO SPTRANS → Cadastro, Tipos e Valor


Bilhete Único SPTRANS – O Estado de São Paulo conta com mais de 11 milhões de habitantes e sendo SP a cidade das oportunidades profissionais, o trafego de pessoas e a utilização de transportes públicos é gigantesca. Por conta disso, foi criado o SPTRANS, um órgão que atua no gerenciamento de cooperativas e empresas de transporte público no Estado de São Paulo.


A SPTRANS é responsável pela emissão do Bilhete Único, um cartão onde é possível economizar tempo e dinheiro, sendo possível utilizar até 4 passagens em um espaço de tempo de três horas – sendo ideal para aqueles que utilizam os transportes públicos diariamente.


Nesse artigo você saberá mais informações a respeito do SPTRANS Bilhete Único, conhecer todos os tipos de cartão, como realizar o cadastro, valor e muito mais informações legais. Confira a seguir!

Bilhete Único SPTRANS

O Bilhete Único SPTRANS é uma maneira inteligente de pagar passagem, sendo uma forma de economizar tempo e dinheiro. O cartão serve para pessoas que utilizam bastante conduções em seu dia a dia, para pessoas que usam tanto ônibus quanto o metrô para se locomover dentro do Estado de São Paulo.

Bilhete Único SPTRANS

O bilhete é oferecido para estudantes e funcionários, e todo cidadão pode comprar o seu bilhete, onde a recarga é feita através do site da SPTRANS (www.sptrans.com.br) ou então em postos conveniados.

A melhor forma de pagar passagem no Estado de São Paulo é com o SPTRANS Bilhete Único, já que o usuário tem a possibilidade de utilizar várias conduções como ônibus, micro-ônibus e o metrô pelo preço de uma passagem.

Valor e Utilização

O valor do cartão depende de quanto o usuário gastará; por exemplo, para funcionários que receberam o bilhete de suas empresas, o valor da passagem é depositado, geralmente, integralmente uma vez por mês; a mesma coisa acontece para os estudantes da rede pública de ensino. Para os usuários comuns, é possível recarregar o cartão no próprio site, online, e escolher o valor dos créditos a serem adicionados.

O SPTRANS bilhete único pode ser utilizado para pegar todos os transportes públicos do Estado de São Paulo.

Tipos de Bilhete Único

Confira abaixo todos os tipos de cartões de Bilhete Único SPTRANS disponibilizados:

Bilhete Único SPTRANS


  • Cartão Comum  Pode ser utilizado para todos os transportes públicos administrados pela SPTRANS, e é possível recarregá-lo através do site ou dos postos autorizados. É possível comprar um cartão não cadastrado pelo preço de uma tarifa.
  • Cartão Estudante – É dado gratuitamente aos estudantes da rede pública de ensino, e é necessário realizar um cadastro no site da SPTRANS para obter o benefício. No site também é possível saber como está a situação legal do bilhete único.
  • Cartão Vale-transporte – É um benefício dado ao funcionário pelo empregador, e sua utilização é a mesma que o bilhete único comum, salvo o fato de que os créditos do vale-transporte, geralmente, são adicionados pela empresa contratante e não pelo usuário em si.
  •  Cartão Mãe Paulistana – O cartão garante direito ao acesso gratuito aos transportes públicos, sendo necessário realizar um cadastro no Programa da Saúde da Gestante e do Recém-nascido.

Como realizar o Cadastro

Para realizar o cadastro SPTRANS, o primeiro passo a ser feito é acessar o site oficial do órgão, através do endereço a seguir:

Bilhete Único SPTRANS

Nessa página, o usuário deverá ler todas as informações contidas na página para realização de seu cadastro. A seguir, será necessário informar:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Data de nascimento e todas as informações necessárias para realizar o seu SPTRANS cadastro.

É muito importante possuir uma foto 3×4 no computador, para enviar no momento do cadastro e, assim, dar procedimento ao seu pedido do bilhete único. Depois de inserir todas as informações necessárias, clique em Concordo e dê procedimento ao cadastro.

O usuário receberá seu bilhete único SPTRANS estudante dentro de 20 dias úteis gratuitamente. No caso dos estudantes da rede pública, os créditos serão adicionados uma vez por mês. Para os usuários comuns, os créditos deverão ser adicionados ou no site da SPTRANS ou então nos postos de atendimento, que podem ser encontrados no site.

Agora que você sabe as principais informações do Bilhete Único não perca tempo e faça já o seu. Caso você tenha alguma dúvida referente ao SPTRANS bilhete Único, faça um comentário com suas dúvidas para que nós possamos te ajudar.

BILHETE ÚNICO SPTRANS → Cadastro, Tipos e Valor
4.9 (97.9%) 1372 votes

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário